O que é a taxa SELIC?
Entenda de uma vez por todas sobre a taxa de juros mais importante da economia brasileira.
MACROECONOMIA
Rian Tavares
10/1/20232 min read


SELIC significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, mas provavelmente esse nome não vai te dizer muita coisa sobre sua aplicação na economia.
Direto ao ponto. A taxa SELIC, que é o que mais importa para as pessoas, é a taxa que os bancos pagam para se emprestarem dinheiro. O ambiente onde eles fazem essas transações é a SELIC (lembra que o “S” significa Sistema?)
Por isso, se o Banco A, em um determinado dia, tem mais saques do que resgates dos seus clientes, quer dizer que ele precisará pegar dinheiro emprestado de outro banco, que teve sobra de caixa. Esses empréstimos geralmente duram 1 dia, o que chamamos de overnight. O Banco Central não permite que os bancos “durmam negativo”, como falamos no dia a dia, por isso é muito comum essas operações.
No mercado SELIC, usualmente, os bancos utilizam títulos públicos como lastro das operações de empréstimo (ou financiamento, ou de crédito, tudo é sinônimo aqui). Mas o que isso significa? Significa que usam como garantia. Um banco pega dinheiro emprestado de outro e, em troca, transfere para o mesmo parte dos títulos públicos da sua carteira, para usar como garantia da operação.
Operacionalmente falando, essa troca de dinheiro por títulos se chama operação compromissada, algo que é muito utilizado lá fora, onde é chamado de repurchase agreement (repo) com tradução literal de acordo de recompra. Dedicarei um tópico somente a essas operações. Inclusive, o Banco Central atua nesse mercado para regular a taxa SELIC efetiva da economia, buscando cumprir a taxa SELIC meta, que é definida pelo COPOM. Esse é o famoso Open Market.
A cada 45 dias, o COPOM (Conselho de Política Monetária do Banco Central) se reúne para definir, dentre outros fatores, a taxa Selic meta a ser perseguida pelo Banco Central. Como o principal objetivo do Banco Central é proteger o poder da moeda (leia-se manter uma inflação baixa e estável), a taxa Selic deverá subir caso a autoridade monetária identifique pressões inflacionárias e vice-versa.

