Holding Familiar: Aspectos Jurídicos e Contábeis do Planejamento Patrimonial
Porque nem sempre seus problemas são sobre investir melhor. Se não se planejar, vai pagar muito imposto ou terá dificuldades de perpetuar seu patrimonio para sua família.
BIBLIOTECA
Rian Tavares
10/1/20231 min read


Esse é um tema bastante quente para famílias aqui no Brasil. Como acabava esbarrando com esse tema diversas vezes com clientes, resolvi eu mesmo aprender mais sobre. O que posso dizer, esse livro me ajudou DEMAIS! Eu como leigo, claro. Surpreendeu por sua didática.
Além de abordar questões teóricas sobre regimes de casamento, societário e tributos relacionados à Holding, os autores entraram bastante na parte prática, demonstrando com números (algo bem atípico para o universo do direito) as diferenças.
A questão é: Por que fazer uma Holding? Ou melhor, o que é uma Holding?
Holding é uma empresa que é constituída com o objetivo de ter participação em outras empresas ou imóveis. Claro que pode ter investimento financeiro ou dinheiro, mas muitas vezes não é vantajoso pelo ponta de vista tributário.
Constituir uma holding tem a ver sobre pagar menos imposto, além de organização e sucessão patrimonial. Você sabia que:
1) Tributação de aluguél na holding é bem mais baixo do que na pessoa física?
2) Você pode doar em vida seus bens com cláusula de usufruto caso queira passar para seus herdeiros. Assim, você não perde o poder sobre o patrimônio e evita honorários advocatícios de inventário.
Esses 2 dos diversos conhecimentos que o livros traz. Claro, não posso prestar assessoria para isso. Procure sempre um advogado. Mas pelo menos diminui minha ignorância sobre o assunto.