Hiato do Produto

Quando metrificamos o crescimento de uma economia com relação ao seu potencial.

11/17/20232 min read

Hiato do produto, quando analisamos uma economia em comparação ao seu potencial.

Imagine que você tenha a sua frente dois carros, um popular e um esportivo. Ambos podem chegar a 100km/h? Provavelmente sim, mas com certeza um chegará mais rápido do que o outro, além de sustentar essa velocidade de forma muito mais suave do que o outro, sem sobreaquecer o motor.

Se o carro tiver um bom motor, suportará velocidades cada vez mais altas de forma suave. De forma análoga à economia, se um país investe muito em produtividade, seja com investimentos em educação, seja com incentivos a gastos em pesquisa e desenvolvimento pelas empresas ou melhor do ambiente de negócios, o país terá um potencial de crescimento maior do que outro que não o faz.

Chamamos esse potencial de crescimento de PIB potencial. Teoricamente, se uma economia cresce em linha com seu potencial, não geraria sobrecarga no motor. Qual a sobrecarga na economia? Inflação. Nesse caso, o crescimento atual da demanda seria igual ao crescimento da oferta, adequando o excesso de oferta ao excesso de demanda, gerando uma inflação controlada e baixa.

Quando uma economia está crescendo acima do seu potencial, geralmente por um estímulo de demanda ou um choque de oferta, há um descasamento, que gerará inflação acima do tolerável. Isso quer dizer que o hiato do produto está positivo. Hiato significa espaço, abertura, lacuna. Se refere à distância do crescimento atual do PIB para seu crescimento potencial.

Quando uma economia está crescendo abaixo do potencial, a demanda cresce menso do que a oferta, gerando uma pressão desinflacionária. Note que não disse deflacionária, porque não necessariamente um hiato negativo gera uma deflação, ou seja, queda de preços. Isso acontece por conta da inércia inflacionária, mas isso é assunto pra outro artigo.

Dessa forma quando você lê numa noticia que diz: "o hiato do produto está muito aberto, diminuindo as pressões inflacionárias", quer dizer que a economia está rodando a um nivel abaixo do potencial, diminuindo o risco do que chamamos de "inflação de demanda"

Como calcular o PIB potencial? Bem, essa não é uma variável observável. Dizemos na econometria que é a tendência na função de crescimento do PIB. Nem vale a pena nos atermos a esses detalhes, mas saiba só que um carro que roda acima do se potencial precisa pisar no freio e desacelerar, senão o motor explode.