Capitalismo e Liberdade, de Milton Friedman
Quais são as lições para o governo americano de um dos economistas mais influentes de todos os tempos, principalmente na década de 80 nos governos Reagan (EUA) e Thatcher (UK)
BIBLIOTECA
Rian Tavaares
10/2/20231 min read


Capitalism and Freedom, de Milton Friedman
Aproveitei esse carnaval pra descansar. Fui pro meio do mato, com pouco acesso à internet. Deu pra tirar o atraso e terminar esse livrasso, de um dos mais expoentes economistas da história moderna.
Escrito no começo da década de 60, esse livro é um grande compilado de diversas palestras/aulas ministradas por ele, transformadas em um livro por sua esposa, Rose Friedman.
Grande adepto do liberalismo, Friedman disserta sobre algumas questões com relação ao papel do governo na economia, elencando quais pontos ele acredita que sejam falhos (isso na década de 60), e quais seriam suas sugestões.
Temas como exercício militar não obrigatório, extinção do imposto de renda de pessoa jurídica (concentrando na pessoa física), papel do Banco Central nas crises (grande falha em 1929), são alguns dos temas tratados por ele.
Os argumentos tem um ponto de origem comum. O liberalismo o qual o autor se refere tem como principal pensamento de que todos tem a liberdade de fazer suas próprias escolhas, desde que não interfira na liberdade do próximo.
Livro fascinante! Recomendo demais a leitura!