Alerta Vermelho: Como me tornei o inimigo número um de Putin
História emocionante e de tirar o fôlego de um gestor de fundo descendente de polonês que se torna o inimigo número 1 do governo russo.
BIBLIOTECA
Rian Tavares
10/1/20232 min read


Red Notice: Quando um gestor de fundo se torna o estrangeiro mais odiado do governo russo.
8 livro do ano. Dessa vez, a história é impressionante, de tirar o fôlego.
Bill Browder é americano, mas suas raízes comunistas de família o levaram a trabalhar na antiga União Soviética. Primeiro como consultor na Polônia pelo BCG e depois como gestor da Hermitage, tendo como sócio um dos maiores banqueiros de todos os tempos: Edmond Safra.
Com o processo de privatização de empresas estatais na região, Bill identificou não só as gigantescas oportunidades de investimento, com empresas negociando, pasmem, a 0,5x seu lucro anual.
Sim, as empresas foram vendidas por metade do que lucravam em apenas 1 ano, sem falar nos vouchers que todo o povo russo “ganhou” para transformar em ações. Ele chegou a ganhar mais de 1000x comprando ações da Gazprom, empresa de petróleo e gás local.
O que mais ele encontrou? Que a corrupção na Russia seria alarmante, chegando a por em risco sua própria vida. Ele é expulso da Russia no começo dos anos 2000, mas conseguiu transferir todos os recursos do seu fundo para Londres.
O que ele não conseguiu impedir foi a prisão e morte de um dos seus advogados: Sergei Magnitsky. Ele foi torturado, deixado em condições insalubres até a morte, mas não se rendeu.
Por conta do caso, Bill se tornou um defensor dos direitos humanos, abrindo mão da carreira no mercado, lutando pela causa de Sergei e de outras vitimas. Por conta disso, em 2012 e 2014, o governo americano e depois o parlamento europeu instauram leis que aplicam sanções aos russos envolvidos em casos similares de violação de direitos humanos.
O governo russo tentou por duas vezes emitir um Red Notice, tornando Browder procurado pela Interpol. Em um caso sem precedentes, além de negar os dois casos, a Interpol não mais aceita automaticamente pedidos como esse do governo russo.
Bill teme ser morto pelo governo russo. Justamente por isso escreveu o livro, para que, caso isso aconteça, as pessoas saibam toda a história e o que de fato aconteceu. Foram mais de 10 anos escrevendo esse livro, que foi lançado há pouco tempo.